Oficinas para Escolas | A literatura infantil e juvenil e o currículo

Oficina para professores do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Pública e Privada

Apresentação

As obras de literatura infantil costumam receber tratamento especial e contínuo na pré-escola e nos três primeiros anos do ensino fundamental.
À medida que o trabalho docente avança para os anos posteriores, os livros de literatura perdem espaço, deixando de mobilizar o professor no que se refere à formação do aluno como leitor. Este hiato é muito prejudicial, uma vez que o estudante só vai se reencontrar com a literatura no final do Ensino Médio, em razão das leituras obrigatórias. 

Do 4º ao 9º ano, o compromisso com conteúdos das matérias que constituem o currículo passam a  assumir maior importância e maior tempo da ação escolar.

Porém, a leitura não cessa, ela acontece por todos os anos do aluno na escola. Ensinar a ler importa tanto quanto  ensinar conteúdos programáticos. Aprendizagem, em qualquer área, não se amplia sem a condição  do ato de ler. A literatura pode oferecer a porta de entrada para desenvolver conteúdos e ainda  se aliar ao conhecimento formal direcionando consultas e pesquisas. É preciso estabelecer esta conexão entre a leitura e as disciplinas do currículo. Não abandonar o estudo clássico, mas oferecer projetos práticos. Alguns professores estão dispostos a rever seus métodos em relação ao ensino da leitura pelos 9 anos escolares.

A oficina pretende assim, resgatar, para o professor do 4º ao 9º ano, a importância de dar continuidade à atividade de leitura de obras literárias e sua consequente contribuição para um melhor  desenvolvimento do currículo.

Objetivos

> Oferecer ao professor, técnicas de inserir o texto literário nas ações curriculares de rotina.
> Tornar a leitura do texto literário prática frequente na sala de aula e fora dela.

Abordagens

> O que se pode aprender com o texto literário
> Como o texto literário pode levar a mudanças – comportamentais, emocionais, morais, filosóficas e intelectuais.
> Aspectos comparativos entre elementos de informação e elementos de formação
> É possível ensinar o gosto pela leitura
> A passagem de um tema abordado de forma ficcional para o tema estrutural do currículo e vice-versa – exercícios com apoio em livro juvenil da autora

Público-alvo

Professores do 4º ao 9º ano, bibliotecários e mediadores de leitura

Duração

Duração – 03  horas  – manhã ou tarde

Investimento

R$500,00 ou por aquisição  de nº de exemplares (a combinar)

Informações de  contrato da atividade

Escritora Jacira Fagundes 
Email: jamafag @terra.com.br
Celular: (51) 999547383

Para cidades do interior, o investimento acima não inclui deslocamento, ficando este sob a responsabilidade da entidade contratante.


Clique aqui para conferir algumas propostas de atividades (em PDF)