A literatura infantil e juvenil e o currículo – para professores do 4º ao 9º ano do ensino fundamental

Apresentação
As obras de literatura infantil costumam receber tratamento especial e contínuo na pré-escola e nos três primeiros anos do ensino fundamental.
À medida que o trabalho docente avança nos anos posteriores, parece que os livros de literatura infantil e infanto-juvenil perdem espaço, deixando de mobilizar o professor no que se refere à formação do aluno como leitor.
Faz-se necessário resgatar, para o professor do 4º ao 9º ano, a importância de dar continuidade à atividade de leitura de obras literárias e sua consequente contribuição no desenvolvimento do currículo escolar.

Objetivos
Oferecer ao professor, as habilidades técnicas para inserir o texto literário nas ações curriculares de rotina.
Tornar a leitura do texto literário prática frequente na sala de aula e fora dela.

Abordagens
O que se pode aprender com o texto literário
Como o texto literário pode levar a mudanças – comportamentais, emocionais, morais, filosóficas e intelectuais.
Aspectos comparativos entre elementos de informação e elementos de formação
A passagem de um tema abordado de forma ficcional para o tema estrutural do currículo e vice-versa
É possível ensinar o gosto pela leitura
Da formação à aquisição do hábito de leitura

Clientela – professores do 4º ao 9º ano, bibliotecários e mediadores de leitura

Duração – de 03 a 04  horas aula de 50 minutos – manhã ou tarde

Investimento – 03 horas aula – R$400,00
04 horas aula – R$500,00

Critérios:
Para cidades do interior, o investimento não inclui deslocamento, ficando este, sob a responsabilidade da entidade contratante.